Essa história começou em 1983, no primeiro momento, os cultos eram realizados na casa de irmãs, assim a obra foi se consolidando na região.
Em 1984 foi alugado uma sala na Avenida Rio Branco no centro da Palhoça, para a realização dos cultos.

Entretanto, a bênção do imóvel próprio chegou em 1990, quando o terreno atual foi comprado. Na época os cultos eram feitos em uma casa adaptada no local.
Cinco anos se passaram, e em abril de 1995 foi construído o templo atual no local e consagrado ao Senhor a primeira igreja Cristã Maranata no Estado de Santa Catarina e na região da Palhoça.

O pastor responsável pela Igreja da Palhoça I, Almir Heck, destaca esse momento como marcante:
“São muitas experiências, a que marcou podemos dizer que foi a Consagração do templo há 27 anos, primeiro templo Construído no estado. Foi uma nova etapa para a Igreja”.
Atualmente, o templo da Palhoça I conta com 115 irmãos, desde sua fundação já batizou centenas de pessoas.
Da igreja da Palhoça I surgiram outros templos.

A igreja da Palhoça I deu frutos, e por meio dela surgiram os seguintes templos: Jardim Eldorado, Barra do Aririú, Santo Amaro da Imperatriz, Praia Comprida, Ponte do Imaruim, Palhoça 2.
Cultos Especiais
Foram realizados cultos especiais, nos dias 12, 14 e 15 de maio, em comemoração ao aniversário da igreja da Palhoça I.

No dia 15 de maio, na Escola Bíblica Dominical, os irmãos tiveram uma Ceia e puderam glorificar ao Senhor por todas as bênçãos recebidas no templo.
No período da noite a igreja contou com a participação de 136 pessoas, sendo 21 visitantes, um presente vivido pelos irmãos. A palavra do culto foi trazida pelos Jovens da Área do projeto Evangelho sem Fronteiras.