2º Unidos em Família é realizado no Maanaim de Florianópolis

No mês de julho várias famílias se dirigiram para o Maanaim de Florianópolis para participar do 2º Unidos em Família. O evento, também, contou com a presença das autoridades do município da Palhoça.

Famílias reunidas no templo

Inscreveram-se para o evento, 569 participantes, sendo 294 adultos, 126 crianças e adolescentes, 123 trabalhadores voluntários e 26 pastores e ungidos.

As crianças (de 3 a 7 anos), intermediários (de 7 a 11 anos) e adolescentes (de 11 a 15 anos), foram identificadas com os coletes verde limão, laranja e vermelho respectivamente. As famílias se dirigiram para o culto de abertura, no templo, e posteriormente para o café. Logo em seguida as CIAs (abreviação usada para as classes de crianças, intermediários e adolescentes) permaneceram com as professoras, enquanto os pais deslocaram para o templo.

Atividades das CIAs

A primeira oficina destinada as CIAs foi com o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. As crianças, intermediários e adolescentes viram a demonstração de como desengasgar um bebê, aprenderam como se comportar no mar: “água no umbigo sinal de perigo”.

Também receberam orientações sobre os perigos do uso de celulares quando estiverem carregando e também qual o número dos bombeiros, o 193. Um dos momentos mais marcantes desta aula foi a chegada do caminhão dos bombeiros e a demonstração do uso de água para apagar incêndios.

Oficina destinada as CIAs foi com o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.

Ainda no período da manhã as crianças tiveram aula de Segurança no trânsito, com a Guarda Municipal de Palhoça e sobre Consciência Ecológica. As crianças aprenderam algumas noções de trânsito, dirigiram um carrinho em um percurso feito por cones, pintaram desenhos e receberam uma “carteira de motorista”.

Aula de Segurança no trânsito, com a Guarda Municipal de Palhoça.

Na aula de Consciência Ecológica aprenderam sobre a importância de destinação correta dos lixos e do consumo consciente, para que assim o ambiente seja preservado.

Após as oficinas da manhã as CIAs almoçaram com os seus pais. Neste intervalo também foi servido um caldo de cana, momento em que ocorreu a interação entre as famílias.

Oficinas de Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Na parte da tarde ocorreram mais duas oficinas, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Orquestra Júnior. As classes aprenderam o alfabeto, alguns sinais usados na igreja e um Louvor em Libras. Após o café da tarde, tiveram a oficina da Orquestra Júnior. Nestas duas aulas ensaiaram louvores para o culto de encerramento.

Aulas Ministradas aos adultos

A primeira aula dos adultos, foi sobre Orientação Financeira. O pastor Glauber Santos mencionou a importância de gastar menos do que se ganha, para que parte do que se recebe seja poupado. Também orientou a comprar quando for necessário, e citou o texto da Palavra do Senhor que está em Provérbios 22:7:

“O rico domina sobre os pobres, e o que toma emprestado é servo do que empresta”. O pastor mencionou ainda que devemos ser generosos, e ajudar ao próximo quando possível.

Segurança e prevenção às drogas

A segunda aula, sobre Segurança e prevenção às drogas, foi ministrada pelo pastor Alexandre Oliveira. O texto, base para aula estava em Salmos 127:1, que diz:
“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”.

O pastor mencionou os cuidados com a segurança pessoal, como a observação dos locais em que andamos. Também mencionou o cuidado com a internet, que hoje é usada para golpes financeiros e também maus ensinos. É muito importante monitorar os filhos no uso da rede.
Além dos cuidados com o espaço virtual, foi enfatizado os malefícios com as drogas, seja elas lícitas ou ilícitas.

Um mesmo coração

A aula ministrada pelo pastor Josué Emerick foi: Um mesmo coração. Os seguintes textos da palavra de Deus foi mencionado:
“E lhes darei um mesmo coração, e um mesmo caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem e bem de seus filhos, depois deles”. Jeremias 32:39
“Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.” Mateus 18:19

Na aula foi destacado que Deus quer o bem das famílias. Para isso é necessário buscar ao Senhor e compreender qual o projeto traçado para nossas vidas e de familiares. Também enfatizou a importância de perseverar na oração e de orar com a família.

O momento atual

A última aula, ministrada pelo pastor Mário Michna, foi sobre o Momento atual. Foi lido o texto da palavra do Senhor em Salmos 90:12:
“Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio”

O pastor mencionou que devemos orar e pedir discernimento para andar no caminho do Senhor, entender os planos de Deus, pois vivemos o Tempo do Breve. Período que antecede a volta do Senhor Jesus, momento que é marcado pelo cumprimento de profecias e sinais descritos na Palavra de Deus.

“Vivemos um momento de crise mundial, que é mencionado na Palavra de Deus. Por este motivo devemos estar preparados. Diante disto nós “(…) não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.” Atos 4:20.

Precisamos testemunhar do que Deus tem feito por nós, pois apesar dos dias difíceis, não tem faltado experiências com o Senhor”, destacou o pastor Mário Michna.

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” 1 Pedro 2:9

Finalizou dizendo que precisamos levar a Palavra do Senhor, essa é a missão da Igreja:
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16:15

Culto de Encerramento

As Cias cantaram e tocaram no culto de encerramento.

O culto de encerramento foi o momento em que as crianças puderam demostrar o que aprenderam nas suas duas últimas oficinas. As CIAs cantaram o louvor “Jesus é o amigo Melhor” em Libras e também cantaram e tocaram o louvor “Muito em breve o Rei vem”.
Assista o Culto de encerramento